*Quem tiver material para publicar; elogios ou críticas construtivas para fazer, favor enviar para o e-mail: revolucoestobiaticas@hotmail.com
**Formato padrão para artigos: Tamanho do texto: aproximadamente duas ou três laudas; Fonte: Arial ou Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento: 1,5. Identificação: Enviar uma foto e um mini currículo (nome, curso(s) e instituição de ensino).
***Todos os artigos serão avaliados 'a priori' por professores do curso de Direito e 'a posteriori' publicados.
****Os artigos que forem publicados no blog não precisarão ter limites de páginas, sendo exigido o formato padrão dos artigos apenas para o jornal impresso.

sábado, 26 de maio de 2012

PESQUISA OPINATIVA:


A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA: A MUDANÇA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM


A pedagogia progressista utiliza a metodologia problematizadora de ensino como principal ferramenta para reflexão-ação crítica sobre a realidade, promovendo a interação na construção do conhecimento no curso de Direito. Por identificarmos que os parâmetros atuais de ensino se encontram em um período de transição, mas ainda muito fundamentados nos métodos tradicionais, liberais e sem uma preocupação na capacidade profissional, realizamos um estudo que traz como objetivo a analise opinativa dos estudantes sobre o método problematizador de ensino. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, que se deu por meio de um estudo de caso realizado com alunos da Faculdade de Timbaúba. As opiniões foram categorizadas de acordo com grupos temáticos.

Alguns estudantes, do Curso de Direito, estão revoltados com alguns professores que, segundo eles, não deveriam estar em sala de aula.  A maioria dos alunos consideram o método problematizador, da pedagogia progressista, bom, e afirmam, que a prática educativa atual, em relação à alguns professores, deixam a desejar. Acredito que tal dado é preocupante. É preciso que os coordenadores dos Cursos de Direito em nosso país, já que acredito que este problema é geral, em especial o da Faculdade de Timbaúba, já que esta pesquisa foi realizada in loco, abram os olhos a esta realidade.

Grande parte dos estudantes relatam que aprendem mais no diálogo problematizador. A metodologia problematizadora não é bem vista por todos os discentes, principalmente, por encontrarem parâmetros diferenciados de avaliação e de participação em sala de aula. Indicam, como deficiência da metodologia, a falta de avaliações escritas e questionam a credibilidade da aprendizagem somente através do diálogo problematizado. Em contrapartida, valorizam a troca de experiências em sala de aula, o esclarecimento das dúvidas em conjunto e a atuação e acompanhamento dos professores. 

Cabe, neste momento de transição, uma conscientização dos professores em sala de aula. É preciso entender que o professor é um sujeito crítico-reflexivo atuante na aprendizagem dos alunos e um instrumento no processo de desenvolvimento das capacidades de formulações de problemas, identificação de desafios, e busca de alternativas.



José Claudio Miguel Barbosa
Graduando em Direito pela Faculdade de Timbaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário