Pintores e Obras – Salvador Dalí
“Crianças Geopolíticas Assistindo ao
Nascimento do Novo Homem”
A pintura de Salvados Dali, intitulada: “Crianças Geopolíticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem”, é datada de 1943.
· COMENTÁRIO SOBRE A OBRA:
Num ambiente do pós segunda grande guerra mundial, a população desejava sequiosamente por o renascer de um novo mundo e que após todos os acontecimentos traumáticos que caracterizaram a 2ª grande guerra mundial, esperava também que um “novo homem nascesse”.
Nesta pintura Dali não demostra esse otimismo que prevalecia na mente da população, muito pelo contrário, este apresenta uma atmosfera de ameaça e não de alegria. A criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher que aponta para a saída do homem do ovo é ao mesmo tempo musculada e esquelética. O ovo representa o mundo com uma casca mole, onde também os continentes são representados quase a diluírem-se.
De uma forma intrigante e envolta em mistério constatamos que o continente Sul Americano deixou cair uma lágrima e que existe uma gota de sangue a escorrer pela abertura de onde sai o homem.
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech (1904 - 1989), 1º Marquês de Dalí de Púbol, nasceu em Figueres na Espanha e era conhecido como Salvador Dalí. Foi um importante pintor catalão, desenvolvendo um trabalho no âmbito do surrealismo.
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, “A Persistência da Memória”, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney na curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Dalí insistiu na sua “linhagem árabe”, alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, a sua paixão pelo luxo e o seu amor oriental por roupas.
Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte. Esta forma excêntrica e teatral de viver tendia muitas vezes a eclipsar o seu trabalho artístico.
Em 1921, entrou para a escola de belas artes de São Fernando em Madrid, onde passado 5 anos é expulso, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar .
Em 1929 Viaja para Paris e conhece Pablo Picasso, artista que muito o influenciou e que o levou a passado 1 ano ingressar no movimento artístico conhecido como surrealismo.
A década de 1930 é a altura de maior produção artística de Dalí, onde se pode encontrar nas suas obras representações de imagens do quotidiano, onde predominam as cores vivas, a luminosidade e o brilho. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio a derreter.
Ao longo do resto da sua vida Dalí foi criando novos trabalhos artísticos que se foram distinguindo sempre por um estilo arrojado que não se encontrava em mais nenhum artista da época. O seu estilo peculiar e pormenorizado que encontramos em algumas das suas obras e todas as suas convicções artísticas, fez e faz dele um marco incontornável da história artística mundial.
Em 1982, depois da morte da sua esposa Gala, Dalí entra numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e começou a recusar alimentar-se. Em 1984 tentou suicidar-se quando incendiou o seu quarto.
Dalí morre na cidade de Figueres em Espanha a 23 de Janeiro de 1989 de pneumonia e paragem cardíaca.
*Para entender a obra de Salvador Dalí, é preciso conhecer os simbolismos recorrentes de suas pinturas:
- Relógio Fundido – Sugere a Teoria de Einstein, onde o tempo é relativo, a preocupação humana com o tempo e a memória.
- O Elefante – Uma distorção do espaço.
- O Ovo – pré-natal, o mundo.
- A Formiga – morte, decadência, imenso desejo sexual.
- O Caramujo – a cabeça do homem.
- Gafanhoto – desperdício e medo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário